05 julho 2012

O CHÁ


O chá



A água fervia feito um turbilhão e xícara, pires, saquinho de infusão esperavam ansiosos pela quentura que lhes sobem vertiginosamente a temperatura. Ela caia vagarosa carregando borbulhas que explodiam a cada toque com a porcelana. O saquinho cheio de ervas deixava-se desprender sabor e cor na água que lhe inundava. O pires escondia uma colher minúscula que serviria para misturar o chá. Dois torrões de açúcar adentraram na xícara logo depois que o saquinho fizera sua parte. O açúcar dissolvera rapidamente, sem ter nenhuma chance de manter-se torrão naquela liquidez aconchegantemente quente. A colher agora remexia água, sabor, cor e doçura não distinguindo nenhum deles e todos ao mesmo tempo.

O chá estava pronto e a xícara feliz sabia que iria transferir tudo aquilo que sentira à boca que lhe esperava. A quentura da água, o sabor e cor das ervas do saquinho de infusão e a doçura dos torrões de açúcar, tudo devidamente misturado pela colherinha. Mal sabia o que estava por vir.

A boca não podia distinguir todas essas sensações tão ritualisticamente sentidas por aquela xícara de porcelana. As lágrimas que caiam dos olhos que lhe avizinhava confundiam-se com quente, salgado-doce e dissolviam a cor que fora minuciosamente desprendida das ervas do saquinho. Lágrimas que invadiam a boca, tal como o chá e nada permanecia o mesmo.

Nem xícara, nem boca, nenhuma estava satisfeita. A xícara por querer fazer sentir chá e a boca por não sentir ou sentir demasiadamente o sabor da lagrima-chá. As expectativas de que as sensações aflorassem, fazendo sentir quente-cor-doce não foram atendidas, tampouco o acalento do chá para o choro dos olhos marejados.

No dia seguinte os olhos já não estavam mais marejados e sim doloridos pelo ressecamento e a xícara vazia e fria sem ter como proporcionar nada àquela boca. E se você espera que eu lhe dê um final feliz ou alguma explicação, caro leitor, engana-se, não o farei hoje. E isso nada tem que ver com lágrima, chá ou comigo – mas sim com sua expectativa que não poderá ser atendida, não nesse pequeno texto de hoje.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails