29 fevereiro 2012

FESTIVAL DOS FANTASMAS FAMINTOS

FESTIVAL DOS FANTASMAS FAMINTOS

Por CECÍLIA PRADA




"No sexto círculo da Roda da Vida que há nos mosteiros budistas estão as almas dos que amaram os outros com forte ligação, dependência e grandes expectativas. Os fantasmas famintos têm ventres enormes e vorazes e bocas muito aguçadas."- Joseph Campbell



Há algum tempo eu sinto que eles estão aqui, nesta casa. Mesmo porque quando uma pessoa se fecha em casa, diz-se que está entregue aos seus fantasmas. Acho que toda vida estive - eu passeava meus fantasmas pelos parques, pelos cinemas, pelas casas dos amigos, pela universidade. Andaram de bonde, ônibus e metrô, avião e foguete supersônico, pobres fantasmas, despedaçados e cambaleantes, língua de fora, me acompanhando. Andaram com suas histórias, incompletas, me incomodando - de repente, na feira da Vila Madalena, entre uma cenoura e um nabo insosso, eu ouvia uma voz tênue, mensagem me chamando, assim, uma frase digna de ser escrita ou lembrada, ou a súbita resolução de uma passagem literária - pensamento solto, enfim, como radical livre. Estes pensamentos vinham com coisas às vezes de epifania. Mas com o passar do tempo, e com o aborto da maioria das epifanias, quando esses pensamentos saltavam de trombeta na mão na minha frente eu sentia um pequeno calafrio na espinha, porque eram exatamente assim, como : uma alegria imensa de mundos reencontrados numa fração de segundo, seguida do aguilhão agudo de um desejo não-realizado.

Ultimamente, a certeza da obrigatória frustração.

Agora - reconhecê-los fantasmas, esses famintos fantasmas das famílias, alivia-me. As frases não estão mais em mim. Ninguém me cobra o desenvolvimento dessas frases, ninguém me diz mais que elas obrigatoriamente devam desaguar naquele folhudo romanção impossível que acabei, acabaram, por esperar de mim.
(Se eu me aceitar como sou, mera catadora e captadora de frases-fantasmas, se me aceitar à espera delas, armada dos binóculos e da paciência dos que observam os vôos dos pássaros...)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails