17 janeiro 2012

AS FÉRIAS DE SUETÔNIO BARBOSA #1


ATENÇÃO: SUETÔNIO BARBOSA, autor deste humilde folhetim, viajará em breve por terras malassombradas rumando o tacapaço nos outros, em pelejas católicas, por sua fé - vulgo FÉRIAS.

No quando, entretanto. SUETÔNIO BARBOSA, durante o hiato, faz questão de divulgar para o gáudio de vossas obsolescências uma pequena série mimosa de nanoromances - vulgo FÁBULAS FABULOSAS.

ABRE QUE É SUCESSO:


Baobá, epitáfio


Baobá no quintal de casa. Baobá num êrmo australiano qualquer: uma matrona de avental, rendês e bandós, um velho ferro de passar, de brasa, em punho.

No velho tronco – oh, amargor oh, glórias passadas do futebol de várzea – já teve uma tabuleta: faço barba cabelo e bigode, raspo os pêlo da buceta.



Baobá, fábula fabulosa


Baobá, grávido. Griselda, uma saia no umbigo cordas frouxas galho solto de embiruçu, grávida – baobá – ouviu o miado terrível.

Nuinha atrás de quatro arbustos. Baobá pálido. Griselda tremeu e tremeu e tremeu. Nuinha, através de quatro sebes de pentelhos, grávida. No quando, entretanto.


No quando, entretanto. Foi engolida por uma onça. Chupou os ossinhos da bicha até parir o bebê, e fincou raízes. Baobá grávido.



Baobá, elegia


Baobá no quintal de casa. O nó, o tecido – oh travo amargoso, oh suçuarana brava no oco da veia cava – a glote trancada.

Boi brabo, boi brabo. Os vaqueiro seguiro o rasto do bicho na caatinga. Baobá negativo. No fundo de um poço pulsa o coração do rendê.

Bordando um tapete grosso – fundo vermelho, casca grossa – Griselda tava sentada no quarto escutando. Penélope uterina. Baobá total. Passa a agulha na borda, uma teia de aranha. O fio, uma teia fina. O nó, o tecido, a glote trancada. Passa o ferrolho na porta. Os vaqueiro tudo no pasto...

O garrote aleijado, sem culhão nem banqueta nem carqueja mugiu. Boi brabo, boi brabo. Boi preso no mourão:


– Adeus, breja. Adeus, caatinga rala. Adeus, walk-talk, celular, pay per view. Adeus, poço das alma. Castrato meus culhão, padrinho.

Adeus, grota funda. Adeus, chaleira. Adeus, corisco. Adeus, Griselda, adeus. Adeus, vau de invernada.




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails