18 janeiro 2012

PROCURA-SE UM VAMPIRO

PROCURA-SE UM VAMPIRO




De bom tamanho e peso, e  charme - bons dentes, é claro, não precisa afiar. E de nome estrangeiro: Rimsfy, Utanski, Cornell. Serve Manfredo. Moreno - barba e bigode, pode ser. A idade melhor, já me informei, vai de 400 a 500 anos. Pelo menos 300  -sim, sim, vivências , isso o essencial para o que quero.
         Que seja paciente, com tempo e prontidão, disponível. Pontualidade. Britânica. Ou paulista, que seja. Porque nunca se ouviu falar em pontualidade transilvânica. Ou carioca. Nascido nos Cárpatos - se for, para mais autenticidade educado deverá ter sido em Oxford, sim? - é querer demais?
          Tanto que acordo todas as manhãs estremunhada, e a pergunta já vem acesinha da minha noite - e o meu vampiro? Chegará enfim? Atento o ouvido no interfone, espero o aviso de sua chegada - chegaria disposto e entusiasmado, assim o quero, e assim que eu abrisse a porta me diria:  "Cecília, minha cara, enfim cheguei, recebi teu chamado, transpus selvas e cordilheiras, estepes e mares bravios, enfrentei tsunamis e internéticos blogs e..sim, eu te confesso que quando vi teu anúncio no Times me entusiasmei - sou sincero, nunca , nos últimos 350 anos ..."
           (Não, esse não, me digo – não com essa capa de cetim de cor violeta , ou violenta, sei lá, não com esse perfume cafona de jasmins amassados. Aposto que nem autêntico vampiro é, vai ver foi fabricado em qualquer feira suburbana por aí. Meu verdadeiro vampiro...)
           Meu verdadeiro vampiro seria um senhor distinto e mais lacônico, em terno de gabardine inglesa de corte impecável,  barba aparada e reta e modos refinados.   Então, a British vampire , esse sim educado em Oxford ou Cambridge - mas  com brasão familiar que o ligava diretamente ao Conde Vlad, o Empalador, não houvesse dúvida - e me diria que tinha 800 anos, mas eu acharia um tanto exagerado, dava-lhe no máximo 750. E de todo jeito se mantinha em forma.
           E assim Manfredo e eu – que seja - tomaríamos chá com muffins em xávenas de porcelana que ainda me restam, herdadas de uma avó quatrocentona - ouvindo Bach ou Corelli. Depois,  executados a rigor os prolegômenos de praxe, iríamos diretamente ao trabalho, que seria: me fornecer material abundante e detalhado de suas multistórias de vida, sim, ele teria muitas disponíveis, à minha escolha, contaria como aos sete anos fora seduzido por uma tia-avó, Madraga dos Cárpatos, que lhe cravara a dentadura no tenro pescocinho em uma noite tempestuosa. Como vivera nos duzentos anos seguintes como pajem, amante, seguidor do rei Vladislau de Quatro Pontas que o levara em excursões pelos países do Oriente. De como transpusera cordilheiras e aprendera a voar e se reduzir a morcego e dormir de cabeça para baixo em cavernas transilvosas .De como na mocidade (que para os de sua estirpe situa-se entre os 200 e os 400 anos) fora um grande conquistador e amoroso, ninguém conseguia resistir ao fascínio de seus caninos brilhantes....até que,em uma infeliz sessão do ano de 1230, desastradamente cravara um deles, não no pescoço –desviado em tempo – de um monge cisterciense, mas no crucifico de pedra que traiçoeiramente se escondia nas dobras do seu manto, e de canino quebrado rente tivera de fazer o melhor possível no século seguinte  mas que uma infecção no toco do dente quebrado quase o ia levando para....Mas: situação prontamente resolvida por uma estada na Santa Casa de Gibraltar onde uma freirinha espanhola o cuidara com fervor, recompensada sempre que a Madre Superiora se recolhia pelas suculentas mordidas (do outro canino de Manfredo) em lugares, do corpo da freirinha, que nunca dantes.

Ah! Que histórias! Saborosas, suculentas, imperdíveis e inexcedíveis, ele me contaria durante o que resta deste século, para que eu – a Escritora – tivesse enfim um sucesso editorial adequado ao muito tempo que venho mourejando em literatura, com multidões de adolescentes candidatos a vampiro me seguindo pelas ruas, me aclamando, disputando em fila meus autógrafos, enfim, enfim, enfim.....
______


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails