27 maio 2011

ISIDRO, PAI DO INDRISO - BREVE ENTREVISTA

FOTO - Alexandre Toresan

ENTREVISTANDO ISIDRO ITURAT

Por Isabel Furuni

Nosso entrevistado é o poeta e educador espanhol Isidro Iturat, criador da modalidade poética indriso. O nosso interesse é conhecer um pouco mais do indriso, objeto de Concurso literário aqui no De Chaleira.

1°) Quando e como nasceu o “indriso”?

A ideia do indriso nasceu em 2001, quando eu ainda morava em Madri. Foi em um momento em que meditava sobre o soneto, quando visualizei mentalmente as estrofes da figura clássica condensando-se desde o padrão 4-4-3-3 para o 3-3-1-1 e pouco tempo depois já escrevi o primeiro poema, Luna menguante.

2°) Quais são as características do indriso?

Em sua definição básica, o indriso é um poema composto de dois tercetos e dois monósticos (3-3-1-1), que admite qualquer tipo de rima e medida nos seus versos, inclusive o verso livre e o verso branco. Depois, apresenta uma série de variantes baseadas nas diferentes possibilidades de combinação entre as estrofes. Assim, o total delas seria:

3-3-1-1: Indriso ou indriso em sístole.

1-1-3-3: Indriso em diástole.

3-1-3-1: Indriso de duas sístoles.

1-3-1-3: Indriso de duas diástoles.

3-1-1-3: Indriso em sístole interna.

1-3-3-1: Indriso em diástole interna.

3º) Como distinguir os movimentos internos do indriso, a diástole e a sístole?

“Sístole” vem associada a um movimento de contração e “diástole” a um movimento de expansão (a terminologia é a mesma que descreve os dois movimentos do coração). Estas palavras, então, descrevem os movimentos do discurso produzidos pelas transições entre tercetos e monósticos. Assim, a transição do terceto para o monóstico é interpretado como “sístole”, contração do discurso, e a do monóstico para o terceto como “diástole”, expansão do discurso.

4º) O livro de indrisos que você está organizando com motivo dos 10 anos da nova modalidade poética, terá indrisos em quantas línguas?

Por enquanto, em nove línguas, dentre elas o português.

5°) Qual foi o seu propósito ao criar o indriso?

Na verdade, não houve propósito, porque foi uma operação espontânea produzida pela imaginação. Não houve uma vontade consciente de inovar ou de criar nada. Foi como quando um botânico descobre uma nova planta. Mas alguns propósitos conscientes vieram depois do descobrimento: explorar as possibilidades expressivas da nova “ferramenta” de criação, exercitar ritmos, recursos, conceitos ou simplesmente me divertir.

6º) Quais são as características mais importantes para que um indriso seja considerado tecnicamente correto?

Apenas estar composto por dois tercetos e dois monósticos, com a distribuição estrófica dos mesmos que o autor desejar.




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails